submarino

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

No Seu Olhar

Depois de muito tempo sem publicar uma resenha dos tantos livro que li, volto hoje para Resenhar! Com o titulo original em inglês See Me (2015), em abril, a editora Arqueiro lançará No seu olhar, livro inédito de Nicholas Sparks, autor norte-americano best-seller, conhecido principalmente por suas obras: Um Amor Para Recordar, Querido John e Diário de Uma Paixão. Aqui no blog também tem resenha de A Escolha, O Melhor de Mim, Noites de TormentaO Casamento, O Milagre e Um Homem de Sorte.

Para comemorar o novo romance, a editora Arqueiro pede a ajuda dos fãs para escolher a capa do livro. No dia com 43,8%. (mais de 10 mil votos), a capa vencedora:  
No decorrer da leitura, o leitor vai entender o por que da escolha da capa. As flores tem um significado especial nos acontecimentos na vida de Colin e Maria.

Os personagens principais da mais recente trama de Nicholas Sparks são Colin e Maria, duas pessoas completamente diferentes, com trajetórias diferentes e que ao olhar, ninguém diria que eles poderia ficar juntos.


Colin é um verdadeiro bad boy. Desde criança, sempre se meteu em confusões. Foi expulso de colégio, criou muitos problemas por onde passava. Seu pai sempre lutou para que ele mudasse e gastou pequenas fortunas com fianças e advogados. Como uma última chance, seu pai consegue "limpar" sua ficha criminal para que ele pudesse começar uma nova vida. Era uma espécie de condicional, onde Colin deveria ficar longe de confusão ou passaria uma década atrás das grades. 
Mas era difícil conter seus impulsos. Por isso, Colin praticava esportes e trabalhava no restaurante na praia chamado Pete Carangueijo, além de estudar bastante.

Maria é uma jovem advogada, filha de imigrantes mexicanos, que batalhou muito para conquistar sua independência financeira. Possuía um excelente emprego, mas um grande trauma a fez largar tudo e voltar para a sua cidade natal, Wilmington, onde pretendia recomeçar.


Mas será que uma mocinha e um bad boy, tão diferentes e problemáticos, poderiam ter algum futuro juntos? O amor pode mesmo superar todos os obstáculos e enxergar além das aparências?
E as sombras do passado podem influenciar essa relação?
Mais uma vez, Nicholas Sparks vai surpreender você.


A vida desses dois se cruzam quando Maria está a beira da estrada, sozinha, debaixo de chuva, precisando trocar um pneu e Colin aparece para ajudá-la. Claro que Maria morre de medo de ver um homem estranho aproximar-se e ao olhar para o rosto dele, tudo piora, pois Colin estava cheio de hematomas provocados por lutas de MMA. Mas Colin foi super gentil com ela, trocando o pneu e partindo em seguida.

Maria fica muito surpresa e aliviada com a atitude daquela estranho e comenta com sua irmã mais nova, Serena, que logo fica animada, pois sempre incentiva Maria a conhecer novas pessoas.
Por coincidência do destino, Serena descobre que estuda com Colin, o rapaz que ajudou sua irmã Maria e logo arma um encontro sem que eles saibam no restaurante que Colin trabalha.

Aquele "encontro" mudou completamente a visão que um tinha do outro. Maria começa a questionar seus preferências, enquanto que Colin estranho o sentimento novo que surge dentro dele. Aos poucos, eles vão percebendo que é possível sim existir algo além de amizade entre eles.

........................

Ao ler a sinopse do livro citava que uma trama madura e repleta de emoções e de suspense, logo me lembrei do O Guardião do mesmo autor.  O Guardião, apesar dos elementos sparkianos (cidades pequenas, mocinhas indefesas, etc) foge da linha: romance água com açúcar e muito choro, que fizeram do escritor uns dos romancistas de maior sucesso mundial.
Mesmo com essa ideia de suspense não seguir a linha sparkiana, adquiri No Seu Olhar, imediatamente comecei a leitura. E foi ai que eu "bati com cabeça na cabeceira da cama".

Descordo de alguns leitores que citam o envolvimento do casal aconteceu de forma gradual. Para mim, foi muito rápido, diferente dos casais de obras anteriores. Em apenas três encontros, eles já estavam fazendo amor na cama de Maria.  

Assim como aconteceu em A Ultima Música, Um Homem de Sorte, etc, a narrativa é intercalada entre o ponto de vista de Colin e Maria o que proporciona uma visão global dos acontecimentos. Descritiva e envolvente, Sparks tratou temas importantes por meio de experiências de seus personagens. A construção das personagens também foi uma inovação. Colin é problemático, sincero, mas no fundo bastante sensível. E através de experiencia bem sucedida com um professor do primário, ele decide ser educador, o que nos revela que bons professores podem influenciar bastante na escolha de nossas profissões.
Já Maria luta para ser forte, resistente, mas ao mesmo tempo possui uma fragilidade que faz com que queiramos cuidar dela. E a junção desses dois ficou muito interessante no decorrer na da obra. As personagens secundárias também receberam atenção especial, principalmente a família de Maria. E claro, os amigos de Colin foi decisiva na trama, já que Evan foi o que deu fim ao vilão.
Falando em vilão, ele tem semelhanças como o primeiro antagonista do suspense O Guardião. psicopata da vez possui uma mente tão doentia, faz de tudo pra culpar um inocente pelas perseguições a Maria, quando na verdade ele e o filho trama toda a caçada pela jovem advogada.

O desfecho, apesar de um tantinho previsível, emocionou. Claro que já esperava algo assim em um livro de um autor conhecido por nos fazer derramar lágrimas. 
Nicholas Sparks desenvolveu uma técnica de escrita que prende o leitor até as ultimas pagina. 

Antes dos capítulos finais, a leitura é cansativa, narra a rotina dos personagens e seus familiares e a caçada pelo vilão, depois segue para o auge do suspense, o sequestro de Serena e a tentativa de resgate por parte de Colin.A partir do capitulo 31 que o autor revela os verdadeiros planos do vilão, o Dr. Manning e do filho Lester Manning: provocar a mesma sensação que ele teve ao perder a filha vitima de violência do ex-namorado. Você vai saber qual é a sensação!
Quando achamos que tudo vai ser acabar para os mocinhos, Nicholas Sparks nos obriga a diminuir a produção de adrenalina e controlar nossas emoções. caso não houvesse o epilogo, o leitor estaria frustado, ficando sem saber o desfecho dos personagens. O epílogo, onde ele faz desfecho dos acontecimentos, alude ao destino das personagens mais importantes da ação, depois de ocorrido o desenlace, ou revela fatos posteriores à ação, complementando-lhe o sentido.

.......................

Ficou curioso para saber como termina a mais recente historia de Nicholas Sparks, tem que ficar atento aos sinais de No Seu Olhar!

No Seu Olhar mostra que o amor às vezes é forjado em crises que ameaçam nos destruir e que o primeiro passo para a felicidade é acreditar em quem podemos ser.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...