submarino

quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que o Brasil se não uma sucessão de golpes?

O Golpe de Estado sofrido pelo governo da presidente Dilma, ocasionando seu impeachment, não foi um caso isolado, mas sim uma repetição de fatos históricos.
Uma terra de índios permaneceu por 322 anos submissos a uma metrópole que apenas explorou nossas riquezas para vendê-las na Europa.
O primeiro golpe aqui ocorrido recebeu o nome de Independência, pacifica e negociada, dizem as más línguas, uma independência comprada. O segundo, um príncipe menor de idade assume o poder, vago devido o abandono do pai. Conhecido como o Golpe da maioridade, Dom Pedro II torna-se Imperador.
Um Exercito derrotado com apoio de uma aristocracia falida, imensa população de analfabetos e negros alforriados fazem a Proclamação da Republica. Em 1964, outra vez o Exercito sai dos seus quarteis e inventam a Ditadura Militar; mas antes houve a Ditadura Civil, mais conhecido como o Estado Novo.
Com o fim da Ditadura Militar, surgem movimentos e novos atores sociais lutando por independência, por uma pátria livre e mais igual, fundando a Nova Republica, promulgando a Constituição Federal de 1988 e a primeira eleição direta para presidente.
 Concluindo: o golpe não é velho, é a nossa democracia que é novidade.
O que é democracia?
Quando representante politico eleito pelo povo ocupa cargo de chefe-de-governo. Não! Resposta errada.

A democracia ocorre quando os direitos a vida, liberdade e igualdade vêm em primeiro lugar. Porem, democracia se exerce quando a educação, saúde, trabalho, qualidade de vida, etc, são oferecidos de qualidade a todos. Dai sim eu posso votar e ser votado. Se alcança a democracia quando todos os cidadãos brasileiros se organizam de forma autônoma e independente do Estado, lutam de forma livre pela melhoria da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...