submarino

segunda-feira, 24 de março de 2014

Uma Longa Jornada

Publicado no Brasil em 2013 pela Editora Arqueiro, Uma Longa Jornada é o trabalho mais recente Nicholas Sparks. A obra conta a história de dois casais de gerações diferentes.

Os protagonistas desse novo romance são Ira e Ruth. Luke e Sophia.

Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Ira Levinson, que tem 91 anos de idade e está "com problemas de saúde e sozinho no mundo". No princípio da trama, ele "sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu nove anos antes, surge diante dele". É a partir dessas lembranças de Ira que a narrativa se move, passando por episódios históricos, como a Segunda Guerra Mundial.

O segundo casal é formado por Sophia Danko e Luke Collins. Ela é "uma jovem estudante de história da arte, [que] acompanha a melhor amiga a um rodeio", onde é "assediada pelo ex-namorado". Ele é "o caubói que acabou de vencer a competição" e que salva a garota do assédio. 
Luke é um homem que Sophie sempre sonhou em amar, e aos poucos, ela começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Sophia uma estudante de artes que luta para terminar a universidade e conseguir logo um estagio. Com apoio de sua melhor amiga, tenta esquecer um relacionamento frustrado. Não pensar em amar novamente tão cedo.
Luke se esforça numa competição para sair vivo da arena. Isso tudo, por que a sua mãe corre o risco de perder fazenda que herdou de sua família. Numa ultima tentativa de quitar a divida, ele pode ser atingido mais uma vez por um velho inimigo.

Uma Longa Jornada vem provar que a força do destino pode mudar um homem e mulher, faze-los se apaixonar, mesmo eles estarem preparados para o amor.

Quer saber como o destino unirá estas personagens? Apenas aconselho você a ler o livro e surpreender-se com um desfecho agradavelmente bom e até surpreendente. 


Eu realmente adoro quando o meu amado/odiado Nicholas Sparks consegue me surpreender. Adoro mesmo.. 

Uma Longa Jornada realmente é um bom romance, com protagonistas marcantes e com momentos tênues, sinceros. Poucos autores como o Sparks conseguem proporcionar aos seus leitores. Mas a narrativa oscila em alguns momentos e isso, pelo menos para mim, é um aspecto relevante e negativo.


Os capítulos são narrados de forma alternada: em primeira pessoa por Ira, mostrando seus dramas, devaneios e momentos marcantes de sua vida ao lado da sua amada; e em terceira pessoa, relatando os pontos de vista do Luke e da Sophia. Os capítulos narrados pelo Ira foram enfadonhos, em determinados momentos; parecia que a leitura não se desenvolvia. Por outro lado, observar e acompanhar o destino unindo a vida de Luke e Sophia foi maravilhoso e agradável. Foi como assistir a um belo romance, em uma noite chuvosa e confortável. 


Sparks ainda continua sendo um dos melhores contadores de história, segundo a minha singela opinião. É adorável perceber a maneira como ele constrói suas personagens e como elas são humanas, com defeitos e qualidades aparentes, e também com atitudes que realmente conseguem ser palpáveis. 


Concluindo, foi uma leitura muito satisfatória. Possui momentos clichês e em nenhum momento incomodaram-me, confesso. É quase inevitável não haver — apesar que determinados autores apenas destroem suas histórias por não saber usá-los de forma satisfatória. Aqui isto não acontece. Portanto, indico a leitura e espero que o final surpreenda você também. Eu realmente concluí a leitura com um sorriso bobo no rosto e sentindo-me puramente satisfeito e agradavelmente bem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...