submarino

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Percy Jackson e os Olimpianos: Mar de Monstros

No ultimo dia 16/08 (sexta-feira) estreou no cinema nacional o  filme Percy Jackson e o Mar de Monstros baseado no livro Percy Jackson e os Olimpianos: Mar de Monstros do já consagrado autor de livros infantojuvenil Rick Rodan.

O MAR DE MONSTROS nos leva pela jornada épica do jovem semideus em busca de seu destino. Para salvar nosso mundo, Percy e seus amigos deverão encontrar o poderoso e mágico Velocino de Ouro. Embarcando em uma perigosa odisseia nas águas nunca navegadas do Mar dos Monstros (conhecido pelos humanos como Triângulo das Bermudas).

Um longa feito para um seleto grupo de fãs Percy Jackson e o Mar de Monstros  aposta na ação, mas se afasta do livro original, deixa a desejar.
A contrario de algumas criticas negativas encontradas na internet, pude perceber um maior qualidade nesse segundo filme, apesar do afastamento dos acontecimentos de acordo com o livro.
Discordo totalmente dessa afirmação: "Foi em 2010 que Percy Jackson e o Ladrão de Raios chegou aos cinemas dando origem a uma nova franquia adaptada da literatura. Pelas mãos de Chris Columbus, diretor responsável também pelos dois primeiros filmes do bruxo Harry Potter, o filme veio às telas agradando a maioria do público graças ao roteiro bem dosado." Vi o fim anterior em DVD, e fiquei surpreso com o aspecto amador do longa. Acreditando na possibilidade do próximo ter mais qualidade, já que a produção estava na mão da Fox 2000.

Fui ao cinema ontem assistira com grande expectativa O MAR DE MONSTROS. Fiquei bastante surpreso com alguns detalhes:
  • Um prólogo: no qual mostrava a chegada de Annabeth,  Luke e  Thalia, sendo acompanhados pelo sátiro Grover chegando ao Acampamento Meio-Sangue, e sendo atacados por ciclopes. Thalia, procurando tempo para os companheiros atravessarem o portal, morre no confronto com os inimigos . Zeus horrorizado, transforma sua filha Thalia em um enorme pinheiro que protege o acampamento das forças malignas. Até ai tudo bem! 
  • Mas quando aparece Quiron, em Percy Jackson e o Ladrão de Raios era vivido por Pierce Brosnan, percebo que outro autor da vida ao treinador do acampamento. Isso me lembra uma observação, todo o elenco do filme anterior não retoronou as telas em Mar de Monstros, permanecendo apenas os adolescentes.
  • Outra que parece não ter voltado para a continuação foi a personalidade de Annabeth (Alexandra Daddario), que no primeiro filme era ótima lutadora, destemida, aventureira. Em Mar de Monstros, se restringe a cair no chão e gritar por socorro.  Annabeth sofre do mal de que interesse amoroso não pode ser tão masculinizada, nem competir com o seu homem, e esse parece ser o destino de sua personagem: ser a namorada de Percy. Com isso, transformaram a personagem mais interessante do trio protagonista em mais uma menina bobinha. Até loira ela ficou, mais apropriado para uma donzela em perigo, mais próxima da descrição dos livros.
  • A posição de amazona do grupo infelizmente já estava preenchida por uma nova personagem, Clarisse (Leven Rambin). 
  • outro ponto que não estava de acordo com os escritos no livro, Cronos em nenhum momento chegou a tomar forma. Falando nele, Cronos foi representado como um ser feito de fogo, é igual (e menos impactante) que o Cronos de Fúria de Titãs 2 -- que já era é uma tentativa de fazer um Balrog (O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, 2001) em escala maior.
Além dessas convergencas entre as duas obras (livro e filme) existe outras que podem ser bem percebidas para o leitor da saga de Percy.
Para quem não leu o livro ou já leu, mas nao lembra de alguns detalhes, deixo abaixo a sinopse. 
Percy Jackson e os Olimpianos - Mar de Monstros:
Percy e seu meio irmão, Tyson são atacados por Lestrigões no início do livro, mais tarde, no final da batalha, é revelado que Annabeth está lá, e algo terrível aconteceu no Acampamento Meio-Sangue.
A árvore de Thalia, a fronteira mágica de Acampamento Meio-Sangue, foi envenenada. Isto tem quebrado as barreiras que impedem a entrada de monstros Acampamento Meio-Sangue. Quíron é acusado pelo envenenamento porque ele é o filho de Cronos e é demitido do acampamento. A única coisa capaz de livrar a árvore de seu veneno é o Velocino de Ouro, que está localizado na ilha de Polifemo, no Mar de Monstros, também conhecido pelos mortais como o Triângulo das Bermudas.
Clarisse La Rue, a filha de Ares e rival de Percy desde seu primeiro dia no Acampamento Meio-Sangue, recebe a missão de ir para o Mar de Monstros para encontrar o Velocino de Ouro. Percy, Annabeth e Tyson fogem para começar a sua própria busca, não apenas para o Velocino de Ouro, mas para encontrar seu amigo Grover Underwood, que está preso na caverna de Polifemo. Eles navegam sobre o Princesa Andrômeda, um navio de cruzeiro comandado por Luke e suas forças. Luke os encontra, mas eles escapam na Baía de Chesapeake. Eles encontram a Hidra, e são salvos da morte por Clarisse, que aparece com o fantasma de uma guerra civil. Ela relutantemente aceita Percy, Annabeth e Tyson em seu navio.
Quando entram no Mar de Monstros, eles têm que passar por Cila e Caríbdis. Em vez de tentar navegar entre os dois, Clarisse insiste em ir na direção de Caríbdis. O navio acaba por ficar à deriva, no caminho de Cila, que começa a comer a tripulação. O motor não aguenta a tensão e os golpes no navio. Todo mundo parece estar morto, exceto Annabeth e Percy, que ficaram em um bote salva-vidas antes da explosão. Eles continuam através do Mar de Monstros, onde Annabeth quase se afoga na Baía de Siren e Percy temporariamente torna-se uma cobaia nas mãos de Circe. Eles localizam a ilha de Polifemo, onde uma luta se segue, Clarisse e Tyson são revelados vivos. Todos eles lutam contra o gigante Polifemo e recuperam o Velocino.
Quando eles retornam ao mundo mortal, eles enviam Clarisse em um avião com o Velocino ao acampamento sozinho. Percy, Annabeth, Grover e Tyson são seqüestrados por Luke . Em um duelo com ele, Percy é quase morto. Ele é salvo por Quíron, que é provado inocente, e seus parentes, os Pôneis de Festa. Quando eles retornam ao acampamento, o Velocino é colocado na árvore, onde ele não apenas revive a árvore, mas também Thalia. Acontece que este era realmente plano de Cronos, o feito de modo que ele teria outra chance de manipular a profecia que governa o futuro da Olimpo e os doze deuses olímpicos . No final, Percy e Annabeth ganham uma corrida de bigas e Annabeth beija Percy na bochecha. Então, em um sonho, Tyson recebe um convite de Poseidon para ir ao seu palácio subaquático para aprender mais sobre construir armas e armaduras.


 Abaixo assista o trailer do longa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...