submarino

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dia Nacional do Homem

Lançada em 1999, no Brasil, data é comemorada hoje dia 15


Ainda pouco lembrada nos dias atuais, o Dia Nacional do Homem, comemorado no Brasil em 15 de julho, já está se transformando em mais uma das datas que impulsionam o comércio no país. A criação do Dia Internacional do Homem foi sugerida pelo ex-presidente russo Mikhail Gorbachev, para homenagear os grandes homens de seu país com destaque no mundo.  Instituído por Jerome Teelucksing e apoiado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e diversos grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, Ásia e África, o Dia do Homem foi consagrado como data comemorativa no dia 19 de novembro de 1999, em Trinidad Tobago. Assim, o dia 19 de novembro foi considerado o Dia Internacional do Homem, porém, apesar dessa data ser seguida por vários países, ficou facultado cada país escolher a sua data comemorativa. 
No Brasil, foi instituído o dia 15 de julho. A homenagem visa, ainda, promover o equilíbrio da igualdade entre os gêneros, vem daí a intenção de promover, com mais intensidade, o Dia do Homem para que a data possa ser tão importante quanto o Dia da Mulher.
Preconizando o que dispõe o art. 1º da Declaração Universal de Direitos Humanos: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. Um dos maiores objetivos da criação da data no país é a promoção da saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros, destacando a discriminação sofrida e enfatizando as conquistas e melhorias trazidas por eles em diversos aspectos que envolvem sociedade e família. 

Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens) bem como a relação entre gêneros, promover a igualdade e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo (conjunto de ações que privilegiam um determinado gênero) e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias, no casamento, e na criação dos filhos.
A data é celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, São Cristóvão e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda, Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido. (Fonte Unesco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...